quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CONTOS DA TRADIÇÃO LITERÁRIA

CONTOS DA TRADIÇÃO LITERÁRIA
Integrado a um universo de palavras e de outros símbolos e deles se valendo para atuar sobre seu contexto e sobre outros indivíduos, o homem recorre á narração como forma de traduzir impressões e sentimentos, de registrar acontecimentos banais ou de grande impacto, de formalizar ritos sagrados ou profanos.
A escrita de narrativas literárias resulta de um ato deliberado do escritor que demonstra sua preocupação com o emprego da linguagem, com a estrutura global do texto, com a receptividade de sua produção.
Se os indivíduos não se cansam de narrar, de ouvir, de vivenciar narrativas, a escola deve apropriar-se dessa atividade milenar e enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem pela recorrência ao universo de histórias que as tradições oral e literária constituíram.
De acordo com essa perspectiva, a formação do aluno leitor transita por diferentes níveis: sua experiência de ouvinte e narrador de histórias do cotidiano deve conjugar-se á leitura de textos fáceis e prazerosos que o preparam para a leitura de textos mais difíceis, mas nem por isso menos prazerosos.

Nenhum comentário: